Até a sua avó vai entender o que é Cloud, DevOps e SRE depois dessa explicação

Se você já se perguntou o que significam esses termos complicados como SRE, DevOps e Cloud, não se preocupe! Baseado neste SRE & DevOps Talks no Youtube, onde o palestrante tenta explicar para a sua avó o que ele faz no seu trabalho como Engenheiro de Software SRE e DevOps, vamos tentar abordar o tema de maneira bem simples e acessível, mostrando esses conceitos e como eles impactam nosso dia a dia — E até mesmo o dia da sua querida avó!

Sua avózinha feliz por entender o que é Nuvem, DevOps e SRE

O que é SRE?

SRE significa Site Reliability Engineering, ou Engenharia de Confiabilidade de Sistemas. Mas o que isso realmente significa? Bem, pense em SRE como a garantia de que os serviços online, como sites e aplicativos, estejam sempre disponíveis e funcionando sem problemas.

Exemplo: Imagine que você está assistindo ao seu programa favorito na Netflix. SRE é o time responsável por garantir que a Netflix não saia do ar quando você está prestes a descobrir quem é o assassino na série que você tanto ama. Eles trabalham nos bastidores para garantir que o serviço seja confiável e rápido, mesmo nos momentos de maior demanda, como nos finais de temporada.

O que é DevOps?

DevOps é uma cultura e uma prática que visa unir as equipes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) para entregar software de forma mais rápida e confiável. Em outras palavras, é sobre quebrar as barreiras entre desenvolvedores e administradores de sistemas para promover a colaboração e a automação.

Exemplo: Imagine que você está esperando ansiosamente por uma atualização do seu aplicativo de mensagens favorito. Com DevOps, a equipe de desenvolvimento pode trabalhar em estreita colaboração com a equipe de operações para automatizar o processo de implantação, garantindo que a atualização seja lançada rapidamente e sem problemas, para que você possa continuar enviando emojis para seus amigos sem interrupções.

O que é Cloud?

A computação em nuvem, ou simplesmente “Cloud”, refere-se à entrega de serviços de computação, como armazenamento, processamento de dados e acesso a aplicativos pela internet, em vez de depender de recursos locais de hardware ou software.

Exemplo: Você já usou o Google Drive para armazenar documentos ou fotos? Ou talvez tenha assistido a um filme na Netflix? Isso é computação em nuvem! Em vez de armazenar arquivos no seu próprio computador ou reproduzir filmes em um DVD, você está aproveitando os serviços oferecidos pela nuvem para acessar conteúdo e dados de qualquer lugar, a qualquer momento.

Está anotando tudo aí? Porque nossa avózinha já anotou e entendeu tudo!

Sua avó e até seu avô agora sabem o que é Cloud, SRE e DevOps

Relacionamento entre SRE, DevOps e Cloud

SRE (Site Reliability Engineering), DevOps e Cloud estão interligados para promover a confiabilidade, eficiência e escalabilidade no desenvolvimento e operação de sistemas de software.

  • SRE e DevOps: Ambos visam melhorar a confiabilidade e eficiência dos serviços digitais, com SRE focando na confiabilidade do sistema e DevOps na colaboração entre equipes para acelerar o desenvolvimento e entrega de software.
  • DevOps e Cloud: A computação em nuvem fornece a infraestrutura flexível necessária para implementar práticas ágeis de DevOps, permitindo a rápida provisionamento de recursos, automação de processos de implantação e escalabilidade conforme necessário.
  • SRE e Cloud: A nuvem oferece o ambiente ideal para a implementação de práticas de SRE, fornecendo recursos escaláveis e ferramentas de monitoramento avançadas para garantir a confiabilidade e desempenho dos sistemas distribuídos.

Conclusão

Agora que desvendamos os mistérios por trás de SRE, DevOps e Cloud, espero que você e até mesmo sua avó tenham uma compreensão melhor desses conceitos fundamentais da tecnologia moderna. Lembre-se, SRE garante que os serviços estejam sempre disponíveis, DevOps acelera o processo de entrega de software e a Cloud torna tudo isso possível, acessível de qualquer lugar. Então, da próxima vez que você ou sua avó ouvirem esses termos, vocês saberão exatamente do que estão falando!